sábado, junho 30, 2007

NOMES EM CÓDIGO

Já percebemos que actualmente o nosso emprego pode estar em risco quando nos entretemos a fazer piadas ou a contar anedotas que envolvam membros do governo. Que o digam o professor Charrua ou a directora geral de saúde de Vieira do Minho. Como tal devemos procurar encontrar novas estratégias com vista a despistar as autoridades e mesmo a “bufaria”. Sugiro então que recorremos ao velho sistema utilizado pela espionagem ou mesmo pelas organizações civis e politicas em tempos de ditadura e fascismo, ou seja, usar nomes de código. Proponho para discussão os seguintes nomes de código para designar certos membros de Governo e que deverão constar do nosso novo manual nacional satírico e anedótico.
Como havemos então de tratar José Sócrates nos enredos das nossas histórias? Ele é Primeiro-ministro, Salazar também o foi, a malta tratava o ditador por “O Botas” este como é assim mais franzino e até faz jogging podia por exemplo ser nomeado de “O Sapatilhas”. O Ministro da Presidência que se chama Pedro da Silva Pereira até tem umas iniciais que podem facilitar as coisas, passaria a ser tratado pelo “PSP”. Jaime Silva, Ministro da Agricultura, simplesmente “O Lavrador”. O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva e que tem aquele olho à esquerda assim para o foda-se pode ser “O Pirata”. A Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues como é a responsável pelo futuro das nossas crianças e dos nossos jovens pode ser “A Mamã”. Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura podemos inspirar-nos numa figura da nossa cultura literária como Florbela Espanca e passaríamos a trata-la apenas por “ A Florbela”.
O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, sei lá, mas pode ser o “Santo e Pecador”. O Mário Lino, Ministro das Obras Publicas, com esta confusão do aeroporto de Lisboa até pode ser tratado por “Airbus”. Correia de Campos, Ministro da Saúde que confessou nunca ter ido a um SAP, pode ser mesmo “O Sapinho”. Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como tem andado a tentar encerrar algumas universidades pode ser tratado pelo “Porta-Chaves”. Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares com o pelouro da Comunicação Social, pode ser “A Voz do Dono”. Por último, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, como viaja muito pode ser “O Caixeiro-viajante”.
Talvez assim não nos apanhem. E agora, sem medos, venham daí essas anedotas para animar a malta.

quinta-feira, junho 28, 2007

JÁ VALE TUDO

"Se ele [António Mega Ferreira] não estiver contente com o lugar dele [no CCB] que arranje outro lugar"
Joe Berardo

terça-feira, junho 26, 2007

O QUE TRAMOU CHARRUA


Será que a piada que tramou o professor Charrua é aquela que diz que os apoiantes de Sócrates se chamam Sócretinos?

SEM TRATAMENTO

O PSD porque acha que assim faz oposição e Pacheco Pereira porque acha que talvez a Europa deveria ser mais liberal no estilo norte-americano e que, com este tratado tal desejo não seja ainda totalmente possível, surgiram já como os grandes defensores do referendo em relação ao novo Tratado da União Europeia. A pergunta que se impõe é saber porque é que nem o PSD nem Pacheco Pereira falaram em referendos quando estiveram mais em causa os interesses de Portugal aquando da sua adesão à Comunidade Europeia e na altura da introdução da Moeda Única?

domingo, junho 24, 2007

REBELAR

"Tanto é fácil o rebelarem-se os povos ilustrados, como aqueles que o não são, e há só uma diferença, entre uns e outros, é que as revoluções são tanto mais perigosas, quanto mais brutas são as massas, e quanto maior é a soma das injustiças recebidas"
Pinhor Baião

sábado, junho 23, 2007

INDEPENDENTES

Diálogo entre o Presidente Cavaco Silva e uma emigrante açoriana nos Estados Unidos:
A emigrante: A última vez que fui a Portugal foi há 7 anos (em 2000)
O Presidente: E a São Miguel?
A emigrante: Estive lá em 2002.
Já agora, e porque não também a independência à Madeira do Alberto João?

LINHA AVANÇADA

São 18h45. Regressa-se a casa. A empresa mais uma vez massacrou-nos a cabeça durante todo o dia, o transito caótico com o pára/arranca desfaz-nos os nervos e envelhece-nos ainda mais, as noticias nas outras estações não nos animam. Ao fazer zapping deparamo-nos com um grande momento de rádio e informação. Linha Avançada na Antena 3. Uma maneira inteligente de fornecer a actualidade desportiva em 10 minutos com diálogos, apontamentos e um humor refinado. Vale a pena viver e gostar do desporto sem o levar demasiado a sério e sem considerar as derrotas desgraças nacionais.
O futebol é o epicentro dos acontecimentos desportivos em Portugal e a Antena 3 atira-se para o furacão. Oiçam as últimas novidades do desporto.
Parabéns, José Nunes.

EM MOVIMENTO E EM DIRECTO

Enquanto guiamos a rádio distrai-nos. À hora das notícias escuta-se numa estação a síntese para depois variar ouvindo o desenvolvimento noutra. Na página dedicada ao desporto faz-se o destaque à nova aquisição do Sporting. Diz o pivot de estúdio: - “Derlei está à beira de assinar pelos leões. Faz agora os últimos testes médicos numa clínica perto de Lisboa. Vamos de imediato em directo para lá onde está um dos nossos repórteres”. E pronto aparece então a reportagem para nos informar se o jogador de futebol tem algum pana riço que o impeça de assinar contrato. E assim se gasta com um directo tempo e dinheiro para nos oferecerem este tipo de informação. O que vale é que estamos a chegar ao nosso destino e desliga-se carro e telefonia. Ficamos mais aliviados, ainda conseguimos escapar a ficar internados na psiquiatria de alguma clinica.

quarta-feira, junho 13, 2007

A DEMOCRACIA COM OS ENGENHEIROS

Os engenheiros não deveriam governar as democracias. A sua visão de desenvolvimento limita-se apenas à edificação de grandes “obras de fachada” e à sua fé nas novas tecnologias. Não vêem mais nada para além disto. Estudaram muito matemáticas e descuraram a história e a sociologia. Ficaram-se pelos números.

terça-feira, junho 12, 2007

BORREGOU

-OTA TOWER-TAP 956 request landing runway 36
-TAP 956-go around

quinta-feira, junho 07, 2007

DIAS SANTOS

Hoje é feriado em Portugal. É o chamado Dia do Corpo de Deus. Beneficiam com mais um feriado os católicos e os não católicos. Um privilégio para todos que, governos e empresários, diga-se que a muito custo, nunca tiveram coragem para acabar com ele, e diga-se também que, se o fizessem provavelmente até o fariam com razão mas, entrar em conflito com o poder da Igreja não está por enquanto nos seus planos de critérios economicistas. Pelo correr dos tempos ainda haveremos de assistir primeiro à queda do feriado do 25 de Abril ou do 1º de Maio. Um dia, ambos serão trocados pelo Dia do Empresário e do Accionista, um dia de trabalho em que os trabalhadores laborem 16 horas sem receberem compensação remuneratória.

sábado, junho 02, 2007

MUNDO CRUEL

Nunca outro caso semelhante ao da menina desaparecida no Algarve teve um tal impacto na comunicação social. Já depois do desaparecimento de Madeleine só em Inglaterra desapareceram mais de 500 crianças de que ninguém fala vai-se lá saber porquê. Para além do aproveitamento sensacionalista e das audiências conquistadas com o caso Maddie, este acontecimento e os seus reflexos serviram pelo menos para despertar na generalidade das pessoas a certeza de que há crueldade no nosso mundo e que não só neste caso como noutros também é preciso meditar e estar atento às desgraças alheias e não andarmos por aí completamente alienados pensando muito egoisticamente só na nossa vidinha.

NINGUÉM OS COMPRA

A rapaziada de Manchester pagou cerca de 55 milhões de euros para levar daqui para fora valores do nosso futebol como Nani e Anderson. Aos nossos políticos ninguém lhes pega apesar dos esforços que eles têm feito com as suas viagens à Índia, China, Rússia e por aí fora. Nem os países do Terceiro Mundo os querem e nem de borla. Única excepção, Durão Barroso. Vá lá, de vez em quando também lhes conseguimos “enfiar uns barretes”.

sexta-feira, junho 01, 2007

CAGANDO-ME PARA OS OUTROS

No dia da greve geral o blog “Blasfémias” resolveu meditar sobre o problema escrevendo mais uma das suas tolices:
O direito de renunciar ao direito de greve
"Neste dia de Greve Geral podiamos discutir uma ideia engraçada: devem os trabalhadores ter liberdade para renunciar ao direito à greve? Isto é, deve um trabalhador poder assinar contratos em que abdica do seu direito à greve em troca de contrapartidas que sejam do seu interesse? Estou certo que todos os democratas concordarão que cada trabalhador deve poder decidir individualmente em relação ao seu próprio direito à greve. Trata-se de uma questão de liberdade."

Oh meus caros, mas isso já existe e não são precisos mais contratos especiais. Quem não quer fazer greve não faz e lucra com isso. Uma vez na minha empresa eu fui um dos poucos que furou uma greve e tive boas contrapartidas. Mais tarde fui promovido mesmo sendo incompetente, caí nas graças do patrão e ainda lucrei com os direitos conquistados por todos em consequência da sua luta durante a greve. Sinto-me feliz assim por viver à conta da luta dos outros e por ser um lambe-botas nojento. É muito bom ser-se livre e liberal cagando para aqueles que sofreram na pele para que hoje pudéssemos gozar da pouca liberdade que ainda vamos mantendo.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA