segunda-feira, agosto 24, 2009

FPF NO SEU PIOR

São os pequenos pormenores que caracterizam a eficiência e a qualidade das instituições e dos serviços de um país. Portugal em termos gerais neste aspecto deixa muito a desejar. Um exemplo, a sede da Federação Portuguesa de Futebol. Fica ali na Praça da Alegria em Lisboa. Tem duas montras e dentro delas simplesmente nada a não ser pó e algumas moscas mortas. Como é possível que ninguém tenha uma simples ideia para decorar minimamente aquelas montras? Bastaria para tal a exposição de alguns troféus conquistados pelo futebol português ou mesmo de algumas fotos das seleções nacionais. O que faz toda aquela chularia que “mama” na FPF? Com meia dúzia de euros, dedicação, competência e algum bom gosto as nossas instituições poderiam ter outro aspecto muito mais atractivo e arrumado. Aquilo é uma vergonha, e quando as montras se apresentam assim imagine-se o resto.

sábado, agosto 22, 2009

INTERINVENÇÕES

Segundo o Banco de Portugal e a opinião do governo Sócrates, a economia portuguesa começa a dar sinais de melhoria e recuperação. Perante este cenário recordo um conto narrado pelo escritor Mia Couto. Um dia a televisão de Moçambique promoveu em reportagem um inquérito popular com vista ao balanço da aplicação do lema de governação “Por um futuro melhor”. A pergunta era:

“Sente que a sua vida está a melhorar?”

Um cidadão respondeu:

“Está a melhorar, sim senhor. Mas está a melhorar muito mal.”

domingo, agosto 09, 2009

IMPERDOÁVEL

Raul Solnado é daquelas pessoas que nos custa muito ver morrer tão só, porque ele nos encantou como poucos ao longo das nossas vidas e também, porque sabemos que para além de um excelente artista era um bom homem.

Foi confrangedor no dia da sua morte assistir na televisão aos programas que pretenderam prestar-lhe uma homenagem sobretudo por parte da RTP, a estação pública detentora de um imenso arquivo com a história artística do Raul. Não é admissível, sabendo-se do estado de saúde débil de Solnado nos últimos tempos que, a RTP não tenha praticamente aprontado um documentário sobre a vida e obra de um actor tão importante da nossa história contemporânea. Quem nos dera que a RTP nesta triste hora engrandecesse a memória do Raul Solnado como ele engrandeceu a história da televisão pública.



Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA