sexta-feira, junho 25, 2010

COLADO COM CUSPE


A desorientação é tal que já não sabem o que fazem nem o que fazer. O governo do desorientado José Sócrates, naquela ânsia aflita de ter que arranjar dinheirinho para convencer os tipos de Bruxelas, decidiu passar a cobrar portagens nas SCUTS a norte do país. Face à medida discriminatória não seria de esperar outra coisa que não fosse a contestação do povo nortenho. No dia seguinte lá veio o Primeiro-ministro revogar a sua primeira decisão agora estendendo as portagens a todo o país com algumas nuances pouco esclarecedoras isentando de pagamento as populações residentes junto às áreas das SCUTS e os agentes económicos que utilizem as mesmas. Ninguém sabe até onde se estendem essas áreas de residência e também ninguém sabe que agentes económicos serão beneficiados. Quando vou trabalhar para a minha empresa devo considerar que serei um desses agentes económicos? Acrescentou José Sócrates que, esta mudança repõe justiça na medida do governo anteriormente tomada. Ou seja, tudo é decidido às três pancadas, sem discussão séria e sem o mínimo de reflexão. É impressionante que um qualquer governo não seja capaz de raciocinar logo à partida que uma medida como esta que dividia o norte e o resto do país, para além de ser tremendamente injusta, seria alvo de mais uma grande contestação. É o que se chama “andar aos papéis”.

sábado, junho 19, 2010

MEMORIAL JOSÉ SARAMAGO


O Imortal escritor tão português e tão universal.

segunda-feira, junho 14, 2010

AS VUVUZELAS


A maioria da intelectualidade nacional e os fundamentalistas anti-futebol quando chegam estes momentos de euforia desportiva apontam logo a sua raiva aos efeitos que a alienação futebolística provoca à cidadania. Argumentam que agora durante cerca de um mês o povo não dará a importância que a crise merece e que o poder politico se apodera desse dividendo para continuar a reinar e a fazer esquecer o que de mal nos vai acontecendo. É certo que existe sempre esse aproveitamento mas o mesmo tanto acontece com o futebol, as novelas, a musica pimba, os concursos de televisão e outros programas dentro do género ou de qualidade duvidosa exibidos durante o resto do ano. Não é forçoso que a maioria dos amantes do desporto se deixe alienar assim tão facilmente e mesmo muitos, independentemente do seu entusiasmo desportivo, consegue acompanhar a evolução politica ou cultural do país e do resto do mundo tanto ou mais atentamente que outros juntando a isso, a virtude de não criticarem essa gente que se considera superior por ela não gostar ou desprezar o futebol e os seus simpatizantes. O Mundial de Futebol da África do Sul traz-nos pelo menos algumas excelentes e espectaculares vantagens, durante os próximos dias a comunicação social abdicará de algumas horas a impingir-nos a classe politica mais rasca e sobretudo, gastará menos do nosso precioso tempo com os seus habituais economistas e as suas soluções milagrosas para crise que atravessamos assim como com a maioria dos comentadores das estações de televisão que não são mais que autenticas e insuportáveis vuvuzelas. Como diria, não o nosso Carlos Queiroz mas o também nosso Eça, “se nesta nossa idade de colossal e quase abusiva produção já não há tempo para ler os autores – quanto menos os comentadores!"

sexta-feira, junho 11, 2010

A JABULANI


Quando neste dia começar o Mundial de Futebol de 2010 na África do Sul e depois de tantas reportagens que nos vão mostrando a toda a hora sobre os bastidores da festa, a maioria delas sem qualquer tipo de interesse, ninguém vai pensar na história daquelas bolas que vão rolar pelos estádios sul-africanos fazendo vibrar de emoções os povos dos países participantes. Ninguém quer estragar a festa que empolga as multidões mas para que se saiba é preciso destacar que não há festa sem senão. Não é de louvar o comportamento de certas empresas altamente lucrativas ligadas ao mundo do futebol, neste caso da Adidas a fornecedora das bolas oficiais do Mundial e que vão render e perdurar pelos campos durante os próximos anos até à criação de uma outra. A JABULANI é agora a novidade, o nome que foi dado a esta bola de futebol. Alguém mais atento procurou não só conhecer as virtudes e os defeitos apresentados pelos craques que vão jogar com a JABULANI, mas também conhecer toda a sua história e curiosamente onde estas bolas são fabricadas. Não, não são manufacturadas nos Estados Unidos. Elas são fabricadas no Paquistão e com a utilização de alguma mão-de-obra infantil que recebe diariamente cerca de dois euros pelo trabalho prestado. Quando o caso foi denunciado na imprensa a Adidas veio de imediato a público declarar que pagava o equivalente a 4 euros diários. Mais valia que a Adidas ficasse quieta e calada pois a sua argumentação é no mínimo uma vergonha perante a exploração humana, pelos milhões que lucra, pelos milhões que gasta em campanhas promocionais e pelos muitos milhões que algumas das estrelas do futebol recebem para se equiparem com a sua marca.
Vamos então ver a partir de hoje a festa da bola, festejar os golos e as vitórias e até mesmo aquelas crianças do Paquistão que trabalham por dois euros diários a fazer bolas de futebol talvez tenham também a oportunidade de ver alguns jogos e saltar de contentes com as habilidades dos seus ídolos, nem uns nem outros vão perceber porque o Mundo é assim.

quinta-feira, junho 10, 2010

FERIADO PORQUE É PORREIRO


Sendo assim gozemos mais um feriado. Agora o de 10 de Junho. Tirando o facto de muita gente beneficiar com dias de descanso em relação ao trabalho não se vislumbra outra razão mais importante para tantos dias de feriado ao longo do ano, a maioria das pessoas nem sequer conhece a história de muitas das efemérides comemorativas. País que se preze deveria optar por dois tipos de solução em relação às datas dos dias feriado. Primeira opção, haver apenas 3 dias feriados que são praticamente universais, o 1 de Janeiro por ser de festa e de transição e em que muitos de nós decide abraçar um qualquer novo projecto de vida. O 1 de Maio, dia do trabalhador porque é sagrado. Excepcionalmente o 25 de Dezembro porque a família e os amigos também nos são sagrados. Depois cada país teria direito aos seus dias históricos, o da sua fundação, no caso português o 1 de Dezembro e um ou outro dia que nos últimos 100 anos tivesse marcado profundamente a sua história. Em relação a Portugal, este ano seria comemorado com dia feriado e pela última vez o 5 de Outubro, dia da implantação da República e até 2074 seria sempre feriado o dia 25 de Abril, dia da revolução democrática. Não há razões para mais feriados e para que eles se perpetuem. Porquê os católicos e não os de outras religiões? Concluindo, no nosso caso neste ano de 2010 gozaríamos ao todo 5 dias de feriado nacional. A outra opção seria a de decretar os 365 dias do ano como dias feriado porque em cada dia há sempre uma história que merece ser evocada.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA