sexta-feira, janeiro 13, 2006

NÃO LHES DOU CAVACO


Com o aproximar do data, os candidatos da esquerda apesar das divisões patenteadas entre eles, dia após dia mostram-se mais preocupados e acentuam os seus ataques contra Cavaco Silva. Ainda bem que o fazem.
A eventual vitória de Cavaco apesar das limitações políticas do cargo, significa o retrocesso de Portugal na procura de ideais mais justos e nobres, no desenvolvimento cultural das suas gentes e instituições e na asfixia de soluções criativas e vanguardistas. O Homem para além de ser um profundo conhecedor da tabuada é no resto um autêntico vazio. Apoiado sobretudo pela alta finança, a que se junta a imensidão da massa humana analfabeta, ignorante e ingénua, ele próprio é um atraso cultural como já por variadas vezes teve a oportunidade de o demonstrar. É um conservador à moda antiga, mesquinho e muito parolo além de convencido, a sua célebre frase “não tenho dúvidas e raramente me engano” é deveras significativa.
Este não é com certeza o Presidente que os portugueses necessitavam nesta época de dúvidas, desânimo e angustia quanto ao seu futuro. Alguém com quem conversava recentemente sobre as presidenciais e a nossa intenção de voto, dizia-me que, Soares era tal como Cavaco um homem do passado e que por isso não era também uma alternativa muito mais válida para os nossos dias. Apesar de não votar no candidato socialista, tive de lembrar-lhe que o passado de ambos não é minimamente comparável. Soares, independentemente dos erros cometidos, foi um lutador pela defesa da democracia, da liberdade e dos direitos mais básicos dos cidadãos e essa não é uma luta apenas do passado. É uma luta de todos os dias e de futuro. Se Soares resolveu descalçar as suas pantufas e abandonar o conforto da sua reforma e bem estar depois de se aperceber de que Cavaco teria o apoio da direita para o ataque à Presidência, foi certamente porque sabe o que representa aquela candidatura e tentar ainda salvar as conquistas do passado muito dificilmente adquiridas.

A pintura exposta neste "post" é de autoria de Álvaro Cunhal. É o desenho ilustrativo que o mesmo criou para a obra literária de Soeiro Pereira Gomes, "ESTEIOS".

3 Comments:

Blogger Saci Pererê said...

E o Soares também fez muita cagada, tanto na luta pela democracia como na contribuição para que muitos dos direitos adquiridos pós 25 de Abril se fossem perdendo.
O Marocas viajante enganou uma, duas mas três até o povo português não pode cair.

Quanto a Cavaco tal como todos os salvadores só vem porque convém aos poderosos, e continuaremos a ver um Portugal Laranja e rosa, esperando que um dia as pessoas possam de facto ouvir os candidatos, e escolher o melhor independentemente do seu partido.

2:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

7:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

3:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA