sábado, junho 30, 2007

NOMES EM CÓDIGO

Já percebemos que actualmente o nosso emprego pode estar em risco quando nos entretemos a fazer piadas ou a contar anedotas que envolvam membros do governo. Que o digam o professor Charrua ou a directora geral de saúde de Vieira do Minho. Como tal devemos procurar encontrar novas estratégias com vista a despistar as autoridades e mesmo a “bufaria”. Sugiro então que recorremos ao velho sistema utilizado pela espionagem ou mesmo pelas organizações civis e politicas em tempos de ditadura e fascismo, ou seja, usar nomes de código. Proponho para discussão os seguintes nomes de código para designar certos membros de Governo e que deverão constar do nosso novo manual nacional satírico e anedótico.
Como havemos então de tratar José Sócrates nos enredos das nossas histórias? Ele é Primeiro-ministro, Salazar também o foi, a malta tratava o ditador por “O Botas” este como é assim mais franzino e até faz jogging podia por exemplo ser nomeado de “O Sapatilhas”. O Ministro da Presidência que se chama Pedro da Silva Pereira até tem umas iniciais que podem facilitar as coisas, passaria a ser tratado pelo “PSP”. Jaime Silva, Ministro da Agricultura, simplesmente “O Lavrador”. O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva e que tem aquele olho à esquerda assim para o foda-se pode ser “O Pirata”. A Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues como é a responsável pelo futuro das nossas crianças e dos nossos jovens pode ser “A Mamã”. Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura podemos inspirar-nos numa figura da nossa cultura literária como Florbela Espanca e passaríamos a trata-la apenas por “ A Florbela”.
O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, sei lá, mas pode ser o “Santo e Pecador”. O Mário Lino, Ministro das Obras Publicas, com esta confusão do aeroporto de Lisboa até pode ser tratado por “Airbus”. Correia de Campos, Ministro da Saúde que confessou nunca ter ido a um SAP, pode ser mesmo “O Sapinho”. Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como tem andado a tentar encerrar algumas universidades pode ser tratado pelo “Porta-Chaves”. Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares com o pelouro da Comunicação Social, pode ser “A Voz do Dono”. Por último, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, como viaja muito pode ser “O Caixeiro-viajante”.
Talvez assim não nos apanhem. E agora, sem medos, venham daí essas anedotas para animar a malta.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA