sexta-feira, fevereiro 03, 2006

O FOGO QUE ARDE


A BBC decidiu divulgar as polémicas caricaturas de Maomé depois de já em Setembro a televisão dinamarquesa o ter feito. Os responsáveis das estações portuguesas, com algumas cautelas assumidas pelos responsáveis da SIC, mostraram-se dispostas a seguir o exemplo da televisão pública inglesa. O assunto até pode ser interessante na conquista de audiências. Pois, talvez os desenhos sejam mais interessantes na pantalha do que por exemplo discutir-se a posição do Irão em relação à energia nuclear. Pelo que li na maioria dos blogs que consulto habitualmente, parece que todos se regozijaram com a medida. Dizem que assim não está posta em causa a liberdade de expressão e de imprensa. Pois não, lá isso é verdade mas a questão não é tão simples como parece. A comunicação social molda as mentes umas vezes para o bem outras nem por isso. Às vezes não faz mal algum pensar mais maduramente nas questões, sobretudo naquelas ligadas à religião que podem alimentar ódios e levar alguns ao fanatismo e ao terrorismo. Não foi por acaso que em relação a esta situação, um especialista em assuntos árabes alertou para o facto de que desta forma se poderia estar a lançar mais algumas achas para a fogueira numa altura em que as coisas estão cada vez mais complicadas no nosso mundo. Numa das caricaturas um cão sodomiza Maomé. Depois fica toda a gente muito espantada e escandalizada quando uns aviões entram por um edifício matando milhares de pessoas. Num desses edifícios até lá podem estar os donos e responsáveis da tal comunicação dita livre e aí o dinheirinho que ganharam com as suas audiências não chega para os livrar da morte. A eles e a todos os outros do tal mundo livre. Custou-nos ver o regozijo com que alguns árabes exibiram a sua satisfação com a queda das Torres Gémeas de Nova York. O mundo ocidental sentiu-se gozado, ficou ferido e viu-se na obrigação de reagir. Com raiva também. E quando é que isto pára? Fomentando assim mais ódios, talvez nunca mais.

4 Comments:

Blogger Saci Pererê said...

Em primeiro lugar acho que viu 12 cartoons diferentes dos 12 que eu vi, porque em nenhum estava um cão a sodomizar Mohamed. Em segundo lugar permita-me discordar da sua opinião em relação a provocações. Os países ocidentais e as suas democracias concedem-nos liberdade de expressão e imprensa independente, permitindo que se possa publicar o que quer que seja que respeite as leis desse país. Se as nossas democracias não estão sobre a égide da lei islâmica (Charia), então desenhar mohamed e fazer chacota na sua figura é tão ilegal como a chacota que faz no seu blog sobre Cavaco. Conheço gente que se sentiria gravemente ofendida por a chacota que livremente e bem pode fazer no seu blog e no país que vive.
Não vi nenhuma embaixada da arábia saudita ser queimada por manifestantes após o 11 de Setembro, e Bin Laden é um dos seus cidadãos. Não vi nenhuma embaixada Marroquina ser icendiada após o 11 de Março, e poderia continuar. Se quiseremos passar para um panorama de cartoons, o que dizer dos famosos cartoons árabes que apelidam a Europa, os E.U.A. e o Estado de Israel como regimes Nazis, os cartoons que fazem chacota do Holocausto, não vi reacção semelhante do mundo ocidental.
Se Aceitarmos esta imposição outras virão, e se nos refugiarmos na inacção e simples aceitação das reinvidacações acaberemos como todos os povos que assim agiram. Sabe que a maioria do povo do Irão é persa. Sabe que o poder se encontra nas mãos de fanáticos que correspondem a pouco mais que 20% da população?

A Europa poderá imprimir o que quiser desde que não infrija as suas leis, quanto às leis dos outros, ele têm a sua lei e as suas fronteiras, e é nelas que as suas leis devem ser aplicadas, não nas nossas, não nos nossos regimes. Perante a violência e ameaça, o medo não nos pode deixar de fora, temos que nos decidir pela paz mas não a qualquer preço, e para mim o da liberdade é o suficiente para eu lutar contra essas duas forças.

2:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

2:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

8:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! A cerca del valium chain with sealed plates patents Ashworth college earn your mba online discount valium buy tramadol wood roulette wheel Canadian federal incorporation russian patent Tire cover for land rover 98 kia sephia maintenance manual Use recreational zoloft Ford harley davidson specs sama patents Toyhouse battery operated ride on vehicle

1:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA