quarta-feira, março 08, 2006

OPÁ, MAMAS TU OU MAMO EU?


Até agora não dei qualquer importancia, não sei se ignorantemente, à chamada OPA da PT avançada pela SONAE. Que uma empresa seja controlada por um ou outro "tubarão" não me aquece nem me arrefece. Tanto me faz que lá esteja o Belmiro, o Joe Berardo, o Ricardo Espírito Santo ou outro qualquer . O interesse de todos é "mamar" milhões à custa do "pagode". Mesmo não lucrando nada com o negócio, por vezes o povo toma partido por questões de simpatia. Por exemplo, a minha tia gosta muito do Belmiro, apesar das dúvidas que lhe coloco como a exploração da maioria dos seus empregados e público e ainda de um ou outro negócio menos claro que ele possa ter feito ou através da técnica utilizada na influência de "lobbies" que no seu conjunto contribuiram para o seu enriquecimento. Ela dispara sempre com aquela conversa, "ai ele é um homem que veio do nada e já fez muito pelo país e blá blá, blá". Os portugueses sempre gostaram deste tipo de pessoas que, vieram do nada e que depois se tornaram muito ricos sem no entanto se preocuparem como tais personalidades se tornaram tão prósperas e poderosas.
Tudo isto vem a propósito de eu próprio, e desde ontem, tomar também partido nesta questão da OPA. Sou contra. E porquê? Porque segundo as últimas notícias divulgadas na imprensa, a PT cortou o sinal da SIC Notícias para Angola e África do Sul, alegando falta de pagamento de uma qualquer verba por parte da admnistração da SIC. Segundo os responsáveis da empresa de televisão, esta foi uma forma de retaliação porque o Dr. Pinto Balsemão é um ferveroso apoiante desta operação financeira da Sonae na PT. O Balsemão é uma figura que mexe comigo, irrita-me solenemente. Ele é o "polvo" na comunicação social. Sempre se serviu da sua filiação partidária para movimentar influências na defesa dos seus interesses empresariais. Apesar de desde sempre ter combatido o monopólio Estado não se importaria de ser ele próprio o monopolista dos media em Portugal. Quando percebeu que a PT, com quem sempre manteve previligiadas relações através da TV Cabo, à partida poderia mudar para mãos mais poderosas, procurou colocar-se estratégicamentede de forma a estar de bem com quem possa no futuro servir os seus interesses comerciais nem que para isso tenha que abdicar de "velhas amizades" que outrora o acompanharam e o apoiaram em complot.
Concluindo, por este motivo, não à OPA da Sonae apesar de tudo o que de mau tem a actual PT, e que não é assim tão pouco. A começar pelo próprio "ar" de cagão emproado de Miguel Horta e Costa, presidente da disputada empresa. O gel da cabeça, o fato às riscas, o sapato bicudo de fivela, o lencinho no bolso, tudo aquilo me enoja, o aspecto transmite-me apenas pose e marketing e não competência e honestidade. Agora que a pimenta lhe chegou ao rabo, o homem começou a estrabuchar em desespero disparando em todos os sentidos. Promete aos acionistas num futuro próximo o dobro dos dividendos. Quando lhe perguntam como, o senhor adianta que, dentro da empresa serão substancialmente reduzidas as despesas e ajustados os diversos serviços (porquê só agora? O que andou a gerir antes?). Quando assim é sabemos por onde e de uma maneira geral este tipo de gente começa a referida redução das despesas, óbviamente nos direitos e nos ordenados dos seus empregados e também na conquista de maiores margens de lucro a explorar dos bolsos dos utentes e clientes. De resto, esta gentalha nunca dá mão das suas avantajadas mordomias.

2 Comments:

Blogger esgoto said...

escolher entre esta gente é como escolher entre diversos tipo de cancro.

4:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA