sábado, setembro 08, 2007

COMO É QUE A COISA FUNCIONA?

Afirmam os entendidos que os portugueses lêem pouco. Muito pouco. Tal afirmação não corresponde à verdade. Conheço muita gente que se farta de ler os manuais de instruções dos aparelhos domésticos. Eu próprio nesta altura estou a ler um manual com cerca de 60 páginas de um televisor LCD que acabo de adquirir. Inclusivamente tenho a opção de o ler ou em inglês, em espanhol, em alemão, em italiano e até em polaco. Mas há mais, o meu filho anda também a ler o manual de instruções da PlayStation 3 e a minha mulher a ler o manual do telemóvel Nokia que lhe ofereci. Ultimamente tenho visto também muita gente a ler os manuais dos GPS que ultilizam nos automóveis para lhes indicar diariamente o caminho para o emprego e o regresso para casa. Não sei mesmo se, por acaso não faz parte das intenções da Ministra da Educação e da Ministra da Cultura ou mesmo de todo este Governo, introduzir este tipo de literatura nos novos manuais escolares em vez de andarmos para aí a insistir nos livros de filosofia, história ou sociologia que não garantem qualquer tipo de futuro. Se por acaso alguém tiver também um manual de instruções deste governo mais actualizado e, não aquele que foi divulgado durante a camapanha eleitoral das últimas legislativas, agradecia que me informasse.

1 Comments:

Blogger Rui Caetano said...

percebo o seu ponto de vista, no entanto, não concordo consigo quando diz que a leitura de livros sobre filosofia, história ou sociologia não garantem qualquer tipo de futuro. O saber ajuda e muito a interpretar esses pequnos textos práticos que referiu, ajuda a adquirir competências que serão fundamentais em tantas situações da vida quotidiana. e não tenho dúvidas de que uma pessoa com uma capacidade cultural superior terá mais possibilidades de encontrar emprego.

5:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA