quinta-feira, outubro 25, 2007

PROFISSIONAIS ESPECIAIS

Os pilotos da TAP suspenderam a sua greve para entrar numa nova fase de negociações com o governo. A sua luta prende-se com a lei que estende a idade da reforma dos pilotos para os 65 anos. Não cabe agora discutir aqui a justiça da decisão de se mexer num contrato do passado celebrado entre o Estado e os diversos tipos de actividades profissionais. À partida, a assinatura de um contrato entre duas entidades de bem deveria ser respeitado de inicio até ao seu final. Neste caso como noutros, o Estado, uma vez mais, demonstrou não ser uma entidade de bem e acabou por dar o dito pelo não dito. Igualmente, também não importa agora saber se um piloto está ou não qualificado para exercer normalmente a sua profissão. Cada caso é um caso e para se estudar cada caso deverão existir entidades capacitadas para o efeito, não cabe ao Zé povinho andar para aí a mandar palpites para o “ar” sem ter o mínimo de conhecimentos na matéria do tipo, os pilotos são uns “chulos”, ganham balúrdios, estão sempre a viajar e a hospedarem-se em bons hotéis, querem é a reforma mais cedo para ir trabalhar para outras companhias no estrangeiro etc etc. Como dizia um comandante aqui há tempos num programa de televisão, as pessoas falam muito mas quando estão dentro de um avião no momento da descolagem ou da aterragem fazem um silencio ensurdecedor e ficam com o rabinho apertadinho. Rezam para que aquele dia não seja o último dia da tripulação do avião.
Nem de propósito, acabo de ver há pouco tempo um documentário no National Geografic sobre um voo aterrador de uma companhia canadiana de nome Air Transat que partiu de Toronto com destino a Lisboa. Podem conhecer toda a história desse voo através do youtube ou da wikipedia em versão inglesa. Resumidamente, a mais de uma 1H30 do seu destino o avião ficou sem combustível e sem motores em cima do oceano Atlântico. Depois de declarada emergência com mais de 300 pessoas a bordo, o comandante Richard Piché e o co-piloto Dejager conseguiram com uma fantástica perícia e uma elevada preparação a todos os níveis levar o Airbus A330 durante mais de 20 minutos a planar e aterrar na base aérea das Lages sem que se tivesse registado qualquer vitima. Uma situação nunca vista na história da aviação. Um dos passageiros termina o documentário dizendo que todos aqueles passageiros ficaram a dever as suas vidas ao alto profissionalismo patenteado por aquela tripulação. Isso interessa alguma coisa aos legisladores? Claro que não, não foram eles que viveram aquela situação de autentico pânico. As suas preocupações são exclusivamente económicas e as reformas aos 65 anos são para toda a gente quer se trate de um mineiro, de um escriturário, de um empregado de balcão, de um médico cirurgião ou de um piloto da aviação comercial. Não dá para pensarem nas especificidades de cada profissão? Dá, na dos politicos porque são especiais.

1 Comments:

Blogger ahmed deraz said...

خدمات مكافحة حشرات دبى 0567410494 التاج الملكى
تتميز شركة التاج الملكي بأنها أفضل وأكبر
شركة مكافحة حشرات بدبى
، حيث تعتمد شركتنا على جذب العملاء من جميع أنحاء دبي، فتعتمدشركة مكافحة حشرات فى دبى
على أفضل المعدات والألات والمبيدات الحشرية التي تستخدم في قتل الحشرات نهائياَ من المنزل وعدم عودتها مرة أخرى

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA