terça-feira, outubro 05, 2010

A VERDADE DOS TONTOS


A crise não se limita apenas a ser económica, de momento a mais visível porque praticamente só os economistas e os senhores da finança são os detentores das grafonolas dos nossos tempos. Por agora coloquemos de lado as crises civilizacional, cultural ou de valores. A estas sucedem-se mais outras. A destacar ultimamente as crises de consciência e de memória.

Os tontos andam à solta sem que ninguém os trate ou lhes diga mesmo, “cuidado aquele tipo está com o cérebro gravemente danificado”. Estes tontos têm uma particularidade específica, querem eles, os tontos, fazer dos outros tolos.

Há gente para quem o país só tem seis meses de existência, pensam os tontos radicais, os tontos mais moderados são até capazes de estender o prazo à totalidade dos anos de governação de José Sócrates ou mesmo a todos os anos de governação socialista pós 25 de Abril não esquecendo o período do PREC, este o mais negro da nossa história que apesar da sua curta duração, segundo eles, ainda é responsável pela maioria dos nossos males. Para os tontos existe depois uma branca na nossa história e que respeita àqueles anos em que nem comunistas nem socialistas comandaram os destinos do nosso país. No entanto nos últimos dias puxaram pela sua fraca e pouca esclarecida memória e lá se lhes fez luz naqueles cérebros, lembraram-se de Manuela Ferreira Leite, chamam-lhe até a Srª Verdade. É verdade, ela até lhes responde quando a chamam por este nome. Ainda há dias quando a Srª Verdade saía da Assembleia da República questionada pelos jornalistas no sentido de comentar o estado actual da crise lá ia dizendo sobranceiramente “eu avisei, chamei à vossa atenção para a Verdade”.

Porque é a senhora conhecida por Srª Verdade? Não, não exageremos, não é só pelo simples facto de pertencer a um dos partidos que mais responsabilidades teve na governação do país, ela é a Srª Verdade porque disse que a gestão do Partido Socialista e de José Sócrates era ruinosa para o país e para os portugueses. Foi uma coisa que nunca ninguém ainda tinha dito, ou será mentira? Ou por outra, terem dito já tinham mas, não era bem isto. O que alguns já tinham dito era que esta política económica, tão defendida não só por José Sócrates mas sobretudo pelos simpatizantes do Partido da Srª Verdade que também foi governo, nos levaria mais tarde ou mais cedo ao desemprego e à miséria. A Srª Verdade foi a ministra das finanças em 2002 e, para fazer face ao défice do seu governo vendeu a rede fixa de telefones por 365 milhões quando o valor contabilístico daquele património do Estado estava avaliado em 2,3 mil milhões em que só as condutas valiam 800 milhões. O Estado tem sido delapidado ao longo de todos estes anos por toda esta gente. É verdade, não nos tratem como tolos.



Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA