terça-feira, maio 02, 2006

O SISTEMA

Hoje no programa PRÓS E CONTRAS da RTP discute-se (?) o futuro da Segurança Social.
É tão negro o futuro como o quadro dos participantes. Presentes, o ministro actual, Vieira da Silva, e o ministro do anterior governo PSD/CDS, Bagão Félix, acompanhados por dois economistas, um deles irmão de Ferreira do Amaral, ex ministro PSD do governo Cavaco Silva e um outro com ar de bonzinho mas que mal se percebe. Felizmente a estes poucas vezes se lhes dá a palavra. Não há debate neste país em que não esteja presente um qualquer economista sobretudo da área liberal. Quem está contra não está presente. Tem sido assim já excessivas vezes. Não faltou até um discurso de fazer chorar as pedras da calçada do Presidente da República que nos surgiu em imagens de slow-motion, qual Ronaldinho no seu melhor.
Já todos percebemos que o contrato que assinámos com Estado foi para o cesto dos papéis. Esta é a mensagem que se quer fazer passar forçosamente. Faz parte do sistema. E os jornalistas neste aspecto até dão uma ajudazita. Mas atenção, eles também que se cuidem (leia-se o blog de Vital Moreira, CAUSA NOSSA, onde este sugere que, para reduzir o défice da despesa pública se deveria acabar também com o privilégio do sistema de saúde dos jornalistas e a segurança social dos advogados. Quem diria que Vital Moreira já foi um militante comunista e está agora tão conotado com as medidas do governo Sócrates e que se calhar não ficará por aqui. Uma Zita Seabra em versão 2)
Por todas as razões está claro, não é lá muito conveniente ouvir quem conteste o tipo de medidas que está a ser implementado e ao mesmo tempo denuncie os graves erros de gestão cometidos pelos governos PS, PSD e CDS/PP no passado recente e por outro lado apresente outro tipo de alternativas justas e possíveis.
Momento alto do debate, ficamos a saber que Bagão Félix criou o Euro Milhões. Porreiro era se ele nos tivesse dito quais são os números do próximo sorteio. Estaria de imediato resolvida a questão da segurança social de cada português.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

8:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA