sábado, junho 07, 2008

CFB, A OBRA É O SEGREDO DO NEGÓCIO

Os chineses estão agora a reconstruir uma daquelas que foi considerada das maiores obras dos caminhos-de-ferro. A linha do Caminho-de-ferro de Benguela que atravessa toda a Republica de Angola entre o porto do Lobito e a Republica Democrática do Congo, ex Zaire, aproximadamente com 1300 km de extensão. Em Novembro de 2001, a concessão de 99 anos do CFB terminou, passando o caminho-de-ferro a pertencer ao estado angolano, assim como todas as infra-estruturas móveis associadas. Em consequência da guerra angolana pós-independência, o CFB ficou praticamente desactivado limitando o seu serviço ao transporte de passageiros entre as cidades do Lobito e Benguela que distam apenas 30Km entre si. Depois de várias tentativas de reconstrução da totalidade da sua circulação, parece que só agora as obras arrancaram em definitivo com o patrocínio da China. Recentemente ficou-se a saber que a antiga estação da cidade de Benguela foi totalmente destruída em consequência da tal reconstrução do CFB. A questão que se coloca é a de saber até que ponto era necessário praticar tal acto numa infoestrutura que talvez as autoridades angolanas deveriam considerar como património nacional e cultural substituindo-a por uma obra feita às “três pancadas”? É quase certo, com mais este negócio ganham os chineses e alguns dirigentes da elite angolana. É lamentável.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA