domingo, outubro 22, 2006

OS CULPADOS DO COSTUME

O Tribunal decidiu, os arguidos do caso da ponte de Entre-os-Rios foram ilibados.
Numa semana em que Castro Guerra, Secretário Adjunto da Energia, afirmou que os consumidores foram os culpados por ao longo dos últimos anos terem pago menos do que deveriam pela electricidade, leva-me a concluir que os culpados do acidente de Entre-os-Rios foram exclusivamente os passageiros que seguiam naquele autocarro. Primeiro, não deveriam ter ido “laurear a pevide” naquele Domingo fatídico, segundo, nem tão pouco atravessado aquela ponte que pelos vistos não inspirava confiança devido a várias circunstâncias.
Em Portugal raramente se encontram e responsabilizam os verdadeiros culpados e no entanto as responsabilidades por tudo de mau que acontece é sempre dos mesmos. Tal como escreveu no “Público” o historiador Rui Tavares, você é que tem culpa porque vive mais tempo do que é comportável para os cofres da Segurança social, porque o seu salário é demasiado alto para o nosso Estado, porque o seu despedimento é difícil para as nossas empresas, porque caso seja despedido você é um privilegiado por auferir subsídio de desemprego, porque é professor e não ensina ou porque é aluno e não aprende, porque é funcionário público e nem vale a pena pormenorizar as suas culpas. Você tem culpa porque trabalha no privado, mas não tanto como deveria. Se você é português, tem culpa.
São poucos os que não têm culpa. Os economistas nunca têm culpa, não têm culpa os empresários do Compromisso Portugal que fazem o que podem para tornar o país competitivo (embora haja entre eles pouquíssimos casos de sucesso fora deste rectângulo à beira-mar, e você sabe como tem culpa disso. Não têm culpa alguns gestores e juristas de topo, que temos de conquistar a peso de ouro ao sector privado e premiar abundantemente para que se sintam motivados.
Enfim, antes éramos apenas miseráveis, agora dizem-nos que somos miseráveis e mal habituados. Quem tem culpa disto? Você, e eu também.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA