sexta-feira, fevereiro 02, 2007

A MARCA AMARELA

O governo português está na China segurando as calças com uma mão e com a outra estendida. Sujeitou-se à humilhação de visitar aquele país numa altura em que o seu presidente Hu Jintao partiu rumo ao continente africano negociar com países não democráticos e denotando assim um desprezo assinalável em relação à diplomacia portuguesa. A violação constante dos direitos humanos, a ausência dos princípios fundamentais da democracia, o apoio da China a países não democráticos como o Sudão, Guiné Equatorial, Zimbabwe, Etiópia e Eritreia, a circunstancia de aquele país ter sido o que mais aplicou a pena de morte, a restrição da sua população à Internet, o facto de os seus trabalhadores não poderem formar sindicatos livremente para além de muitas outras atrocidades, não foram factores decisivos suficientes para que Portugal assumisse uma posição digna de que só os íntegros são capazes. As declarações de Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, foram bem eloquentes, “a vista portuguesa é exclusivamente comercial”. Percebemos que o resto não importa. Mas Portugal não está sozinho. O mundo inteiro já bate palmas à organização dos próximos Jogos Olímpicos que ali se vão realizar em 2008. Pelos vistos nem as organizações desportivas conseguem escapar à onda chinesa independentemente dos custos humanitários que tal possa representar. O mundo é capaz de demonstrar a sua força implementando há vários anos um boicote económico à ilha de Cuba que ainda hoje perdura. Porquê? Porque os cubanos, apesar do regime igualmente totalitário, são poucos enquanto que os potenciais consumidores chineses são em número bem mais elevado e bastante apetecível ao grande negócio. O mundo é cobarde, é cínico e, Portugal também.

2 Comments:

Blogger Saci Pererê said...

Não só somos governados por cobardes, como os proprios portugueses são cobardes, e os seus governadores sabem-no melhor que ninguém. Segue aqui uma frase que espelha bem a mentalidade do politico e empresário português, e a falta de respeito que existe para com os seus co-cidadãos.

«Portugal é um país competitivo em termos de custos salariais. Os custos salariais são mais baixos do que a média dos países da UE e a pressão para a sua subida é muito menor do que nos países do alargamento», sustentou o ministro(da Economia Manuel Pinho), no Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China 2007.

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dr. Luis Amado, hombre brillantísimo

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA