DE QUEM SE FALA
O nome da senhora anda nas bocas dos portugueses por causa de uma luta estúpida entre uma aluna malcriada e uma professora demasiado benevolente. Afinal quem é Carolina Michaelis que dá nome à escola onde tudo aconteceu?
Carolina Michaëlis (Berlim, 15 de Março de 1851 — Porto, 22 de Outubro de 1925) foi a mais célebre filóloga da língua portuguesa. Foi crítica literária, escritora, lexicógrafa, investigadora e a primeira mulher a leccionar numa universidade portuguesa, na Universidade de Coimbra.
Nascida em Berlim portuguesa por casamento e por devoção. Em 1876 casaria com Joaquim António da Fonseca Vasconcelos, musicólogo e historiador de arte.
O trabalho de investigação de Carolina Michaëlis levou-a a corresponder-se com inúmeros nomes grandes da cultura, como os portugueses Eugénio de Castro, Antero de Quental, João de Deus de Nogueira Ramos, Henrique Lopes de Mendonça, José Leite de Vasconcelos, o Conde de Sabugosa, Teófilo Braga, Trindade Coelho, Anselmo Braamcamp Freire, Sousa Viterbo, Alexandre Herculano, os médicos e escritores António Egas Moniz e Ricardo Jorge, os espanhóis Menéndez y Pelayo e Menéndez Pidal..