quinta-feira, agosto 30, 2007

NÃO TEM IMPORTÂNCIA

Quando somos pequenos tudo nos parece grande. Por exemplo:
Há um ano atrás fui a Angola visitar alguns locais onde vivi no passado a minha infância. Visitei a casa dos meus avós. Foi no quintal deles que muito brinquei e onde inclusivamente aprendi a andar de bicicleta. Fiquei sempre com a ideia de um quintal grande. 33 anos depois voltei lá. Sofri um ligeiro choque, não por encontrar tudo diferente mas tão-somente por agora achar que aquele quintal afinal não era assim tão grande como eu o recordara desde sempre.
Quando actualmente acompanho as noticias e a informação que nos é fornecida penso cá para os meus “botões”: -Será que a grande maioria destes acontecimentos são assim tão importantes e grandiosos como nos querem fazer crer e que no futuro nada disto terá significado e nem sequer merecerá uma única linha da História? Não seremos nós demasiado pequenos?
Experimente-se ver um telejornal de qualquer estação de televisão ou passe-se os olhos pela imprensa do dia a dia e medite-se sobre o que nos mostram e que no futuro poderá vir a ser recordado como histórico e significativo para a humanidade. Vai reparar que se dá muito pouca importância ao que realmente é muito importante.

domingo, agosto 26, 2007

E ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC

José Sócrates voltou ontem a ser vaiado por trabalhadores em Setúbal. É hábito este tipo de manifestação ser conotada com a capacidade de mobilização do Partido Comunista ou de um grupelho qualquer de extrema-esquerda não interessados no desenvolvimento do país. De uma maneira geral o poder apresenta este tipo de argumentos quando é sempre confrontado. Gostaria de saber se a assobiadela monumental pelas mais de 50 mil pessoas de que foi alvo o Primeiro-ministro no Estádio da Luz aquando do espectáculo ali realizado pelas "7 Maravilhas", foi também manobra organizada pela máquina de propaganda do Partido Comunista? Não foi por acaso.

sexta-feira, agosto 24, 2007

OS ILUMINADOS

"EDP e Galp têm 20,7 milhões de euros para devolver. Montante não reclamado reverte para o Estado. A EDP e a Galp têm, a partir de ontem e no prazo de um mês, de tornar pública a lista de consumidores aos quais ainda não foram restituídas as respectivas cauções. Estão em causa 20,7 milhões de euros correspondentes a 1,3 milhões de cauções, na sua quase totalidade referentes a consumidores de electricidade."

Primeiro cometeu-se uma vigarice. Depois procurou-se emendar a vigarice com outra vigarice.
A EDP através das nossas contas bancárias ou através do envio para nossas casas de facturas que tivemos que pagar, cobrou-nos o que não deveria ter cobrado. Detectada a ilegalidade a deliberação da devolução das cauções já não estará sujeita ao mesmo simples processo de como foram indevidamente cobradas. Agora em vez de a EDP ser obrigada a devolver simplesmente o dinheiro aos consumidores que mantêm os mesmos contratos da altura através das próximas facturas de electricidade e acompanhadas de uma carta em que se diria aos consumidores que, na próxima factura seria deduzida a verba indevidamente cobrada no passado, não, obriga-se o cliente a consultar editais nas juntas de freguesia ou na Internet, a deslocar-se às lojas de atendimento da companhia de electricidade e a preencher vários formulários a reclamar o que lhe é devido. A táctica é simples, complica-se para que se desista e o Estado arrecada o que não se reclama e fica com o que não é seu. Primeiro roubados pelas empresas e depois pelo Estado.

sábado, agosto 18, 2007

A COOPERAÇÃO DE SEMPRE

“A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) anunciou hoje que a Coreia do Norte está a cooperar com os inspectores da AIEA, encerrando cinco instalações nucleares consideradas chave e autorizando o acesso ao seu material”
Já agora, os Estados Unidos também estão a cooperar? Encerraram alguma instalação nuclear?

terça-feira, agosto 14, 2007

PORQUÊ TANTO ÓDIO?

“Na Venezuela, entre 1999 e 2005 a pobreza diminuiu de 42,8 por cento para 33,9 por cento, ao mesmo tempo que a população que vive da economia informal caiu de 53 por cento para 40 por cento. Estes recuos da pobreza permitiram apoiar muito o crescimento, que nos últimos três anos foi, em média, de 12 por cento, situando-se entre os mais elevados do mundo, estimulado também por um consumo que aumentou 18 por cento por ano.
Perante tais resultados, sem falar dos alcançados na política internacional, será de espantar que o presidente Hugo Chávez se tenha tornado para os donos do mundo e seus fiéis acólitos um homem a abater?”

As razões do sucesso da política do líder venezuelano e os porquês dos sistemáticos ataques do Ocidente à figura de Hugo Chávez explicados em editorial por Ignacio Ramonet no Le Monde Diplomatique deste mês.

sábado, agosto 04, 2007

A IMPORTÂNCIA DA "COISA"

O destaque dado ultimamente pela comunicação social às guerras intestinas do grupo BCP está a tornar-se num ridículo atroz. Parece até que é de tremenda importância para a grande maioria do publico que o controlo daquela instituição financeira fique dependente de Jardim Gonçalves ou de um tal Paulo Teixeira Pinto. A Assembleia Geral convocada pelos accionistas do BCP na próxima segunda feira, perante tanto interesse e divulgação de notícias relacionadas com o grupo, vai disponibilizar aos senhores jornalistas uma sala de imprensa com sinal de televisão permitindo assim, que os jornalistas acompanhem em directo a evolução dos trabalhos. Para estes não bastaria receber um comunicado final com os resultados finais da assembleia e divulgá-los posteriormente em nota de rodapé nas páginas de economia dos seus órgãos de informação e concentrar mais os seus meios técnicos e humanos noutras guerras bem mais importantes e de maior interesse para o publico em geral em vez de andarem a distrair o "pagode" com informação de interesse exclusivo para gente rica e que pouco importa aos restantes.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA