sábado, janeiro 31, 2009

MAIS UMA LIXEIRA

Concorreram dois projectos para o 5º canal de televisão com emissões previstas para o decorrer do ano de 2010. Já agora, por falar de televisão, uma sugestão, a implementação de uma norma que proibisse aos directores de informação e programas o acesso aos estudos de audiências. Tal medida iria permitir que percebêssemos o gosto e a sensibilidade dos programadores que assim não estariam sujeitos às leis do mercado que justificam todo o tipo de mau gosto. Talvez não houvesse tanto lixo. Ou talvez sim, talvez confirmássemos que eles são mesmo maus e sem qualquer tipo de preparação para o exercício do cargo. Neste caso a solução passaria então, não pela a atribuição de mais um alvará de televisão mas sim pela extinção de todas as outras.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

AMBIENTE ESTRANHO

Dois reparos ao caso Freeport. Já ouvimos as justificações de José Sócrates. Até podemos acreditar que ele não esteja envolvido num caso de corrupção, já não podemos aceitar que o próprio não se recorde de um pedido feito pelo seu tio, tal como este confirma, para se reunir com os proprietários de um projecto tão importante e que antes havia sido chumbado por questões de impacto ambiental pelo seu próprio gabinete. Também é verdade e estranho que tal caso volte sempre à baila em ano de eleições. O que andou a Justiça portuguesa a fazer durante estes quatro anos?

domingo, janeiro 25, 2009

AS DESPEDIDAS

Fidel Castro na sua coluna, o ‘pai’ da Revolução Cubana admite que não espera assistir ao final do mandato do presidente dos EUA, Barack Obama, para lhe fazer o balanço, como fez com dez presidentes norte-americanos.
'Tive o raro privilégio de observar os acontecimentos durante uma tempo muito longo. Recebo informações e medito calmamente sobre esses acontecimentos', diz Fidel, acrescentando: 'Prevejo que não desfrutarei desse privilégio daqui a quatro anos, quando tiver terminado o primeiro mandato presidencial de Obama.'
Fidel começou já a despedir-se deste mundo. Talvez não assistirá ao desenrolar dos acontecimentos durante o mandato deste novo Presidente dos Estados Unidos nem tão pouco ao colapso e às consequências desastrosas das politicas económicas do capitalismo e do neo-liberalismo contra as quais ele apregoou sem no entanto também ter convencido apesar da oportunidade de que dispôs ao fim de tantos anos de poder e de um povo que o ouviu e que se solidarizou com ele. Fidel foi diferente mas não o suficiente. Tivesse o seu regime triunfado e talvez muitos povos o seguissem e se convencessem com os méritos do socialismo. Talvez o mundo estivesse melhor. Perdeu-se a oportunidade. Foi pena. Ficamos sem saber se algum dia a história o absolverá.

SONHAR

Concretizou-se um dos sonhos de Martin Luther King. Com Barack Obama na presidência dos Estados Unidos pelo menos o preconceito do racismo sofreu um forte abalo. Agora chegou a nossa vez de sonhar. Veremos se mais uma tragédia não se repetirá.

sábado, janeiro 10, 2009

JÁ AGORA, QUANTAS HORAS TEM 1 DIA?

Quase metade do tempo dos telejornais das nossas televisões são ocupados com notícias(?) acerca do frio que se faz sentir em Portugal. Em Janeiro, em pleno inverno. Calculo que em Agosto me dirão que o país regista temperaturas elevadas.
A televisão faz-nos mesmo muita falta senão nunca saberíamos quando faz frio ou calor.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

EVITA

Para viver um ano menos stressante, razoavelmente saudável e sobretudo mais higiénico imponha determinadas regras nas suas rotinas. Por muito que os tentem impingir, evite a todo o custo:
-Qualquer discurso de José Sócrates excepto, se tal sorte nos tocar, o da sua exoneração.
-Na senda de mais discursos devem também ser evitados principalmente os dos ministros, Manuel Pinho, Rui Pereira, Mário Lino e Augusto Santos Silva. Quanto ao resto a nível nacional também pouco adiantarão os de Cavaco Silva, Jaime Gama, Manuela Ferreira Leite, Luís Filipe Meneses, Alberto João Jardim (a palhaçada chegou a um termo que já perdeu a graça), Vítor Constâncio e Durão Barroso. É capaz de valer a pena ouvir Pedro Santana Lopes e juntar-lhe os sketches de “Os Contemporâneos” da série televisiva da RTP. Vamos necessitar de excelentes momentos de humor.
Deve ainda fugir de ler as crónicas impressas sobretudo de, Pacheco Pereira, José Manuel Fernandes (sobre qualquer temática) e Vital Moreira. Nunca olhe sequer para uma foto de João César das Neves.
Por ultimo se pretende melhorar as suas performances em termos de saúde mental evite ver 95% do panorama televisivo nacional e 100% de qualquer telejornal das nossas estações generalistas. Para se manter informado recorra aos inúmeros sites especializados na net.
Seguindo estes conselhos vai ver que 2009 poderá não ser tão mau como apregoam.

COMEÇOU MAL

Pela amostra cinzenta e escura do primeiro dia do ano confirmam-se as previsões.

2009 vai ser p’ra esquecer.

Powered by Blogger

  • A MEMÓRIA QUE NÃO SE APAGA